quinta-feira, 28 de abril de 2011

Os 'súditos' que não são notados - O avesso da riqueza


Um dos últimos fatos mais noticiados, comentados, veiculados e enfatizados tem sido o casamento Real entre o príncipe William e a plebéia Kate Middleton.

A cerimônia que acontece amanhã (29 de abril) terá transmissão mundial. A imprensa britânica estima que cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo acompanharão pela TV e pela internet o badalado casamento do príncipe com a bela plebeia. É quase três vezes mais do que mobilizou o enlane do príncipe Charles com a Lady Di, os pais de William, em 1981. Mas vale lembrar que, na época, os curiosos não podiam contar com a rede mundial de computadores como aliada. Nenhuma outra mídia deve agregar tantos espectadores quanto a  internet, que, pela primeira vez, transmite um casamento da realeza, em tempo real. Através do YouTube, no site www.youtube.com/theroyalchannel , os internautas poderão acompanhar o evento e comentar os acontecimentos. Os sites G1, R7 e UOL também divulgarão o aconteceimento ao vivo.

A cerimônia será realizada às 11 horas (no Brasil às 7 horas), na Abadia de Westminster, em Londres, e mobilizará 5 mil policiais, terá 1.900 convidados, dois bolos, cortejo com cinco carruajens, duas recepções. A noiva vestirá um vestido avaliado em R$ 80 mil. Apesar de não divulgar números, estima-se que a monarquia inglesa desembolse com o evento mais de R$ 50 milhões.

No resto da cidade, diversas festas de rua continuarão até o sábado de manhã. Foi decretado feriado prolongado, um presente dado à nação em comemoração ao casamento do príncipe.

Apesar de interessante, e de representar um sonho para milhares de pessoas que se encantam com o requinte da realeza e se admiram com contos de fadas, é importante ressaltar os avessos.

Enquanto a monarquia inglesa desembolça milhões em um casamento, há pelo menos 925 milhões de pessoas com fome no mundo. Segundo relatório da ONU,  em 2009 foi registrado o maior numero de famintos registrado desde 1970, um total de 1,02 bilhão de pessoas. Apesar de ter diminuido 9,6%, no relatório de 2010, as Nações Unidas e de organizações de ajuda humanitária, estimam que o mundo está diante da ameaça de o século 21 tornar-se o século da fome.

Enquanto o mundo volta seus olhos e concentra suas atenções ao casamento do século, os índices de mortalidade infantil nos países da África sobem cada vez mais.
De acordo com cálculos de 2008: a cada minuto morrem, pelo menos, 11 crianças de fome no mundo.

Vale a pena lembrar que se não fosse a falta de sensibilidade da maior parte da sociedade, talvez não teríamos tantos mortos pela fome, desnutição, falta de saneamento básico... Não que eu esteja querendo tirar o brilho da ocasião de um casamento Real, mas acredito que não devemos deixar de questionar e considerar tantas discrepâncias, distinções, injustiças, contratstes e desigualdades.
Vale a pena refletir.


"Os maus não são bons porque os bons não são melhores"  D. Estêvão Bettencourt 


 


Um comentário:

  1. O mundo acha mais fácil fechar os olhos e ignorar as desigualdades #LAMENTÁVEL

    ResponderExcluir