terça-feira, 24 de maio de 2011

Sobre Gestos e Palavras



Os ultimos acontecimentos me levaram a refletir sobre algumas questões. O poder, influencia e interferencia das palavras. Palavras ditas, não ditas, escritas, não manifestadas.
Tudo pode começar ou terminar na palavra que você diz, ou não diz.

Uma das importâncias das palavras é que elas dizem o que o coração do outro precisa ouvir, externa, torna público o que está guardado na subjetividade e faz toda diferença quando vem a tona, (quando não vem também); Concretizam o que o coração sente, precisa e espera.
Uma simples e unica palavra transformada em declaração, pode mudar tudo, fazer toda a diferença...

Impressionante como ainda existam pessoas que preferem guardar sentimentos. Pior é ainda aquelas que preferem utilizar a dádiva da palavra para maldizer, difamar, prejudicar, mentir, semear discóridia, iludir, fazer sofrer...

É clichê dizer que esperar pelo amanhã é inseguro demais, e que valorizar na ausência, sentir saudade quando momentos se tornam lembranças é um erro. E por mais clichê que sejam estas afirmações ainda continuam sendo um dos maiores males do ser humano. E por mais propagados que sejam, as pessoas só aprenderão certas importancias sentindo na pele, provando o sabor do arrependimento, a dor da saudade de um tempo que não volta mais, de uma presença que não mais existe, que se foi...

E quantas vezes somos impedidos pela rotina, pelas tarefas, pela falta de percepção, e principalmente pelo orgulho de dizer: “Eu te Amo”, “Me Perdoa”, “Fica”, “Você é Importante”, “Você é Especial”, “Saudade”, “Você faz falta”, “Preciso de Você” ...

Cada momento é unico, a vida é agora e é uma só. Se cada um não souber enxergar o que de fato é importante, as prioridades serão estabelecidas de maneira incongruente. E por mais que se conquiste sucesso profissional, dinheiro, status, a felicidade continuará sendo alvo distante se as relações, os sentimentos, as pessoas forem dispostas como simples coadjuvantes.

Tudo o que de fato importa na vida é o que ninguém é capaz de roubar, usurpar ou destruir; Tudo o que nem o tempo é capaz de apagar, esmurecer o fazer cair no esquecimento. O que importa são as heranças subjetivas, os registros que deixamos, as ações e atitudes pelas quais seremos lembrados e nos perpetuarão na história.

As edificações de concreto, por mais resistentes que sejam ou pareçam ser, ruem com o tempo, mas as construções de amor, de apreço, afeto, fraternidade permanecem para sempre sob alguma forma, dentro de alguém, nos registros de uma vida, nas caracteristicas subjetivas....

Enquanto as pessoas não forem capazes de enxergar o valor e grandeza das coisas simples, da diferença de um sorriso, da interferencia de uma atitude, da importancia de um palavra, do calor de um olhar cuidadoso, do poder do amor e da amizade, as relações serão sempre precárias. Enquanto não descobrirem que todos somos responsáveis uns pelos outros, e que interferimos diretamente na vida uns dos outros o mundo não estará pronto para ser mudado.

"O amor implica involuntariedade de gestos e atitudes; Amor não se implora, não se medinga, ou se cativa e é fruto de involuntariedade ou não se tem"

2 comentários:

  1. Olá querida Andressa; Graça e Paz.
    Parabéns pelo blog, fiquei feliz em encontrar mais um espaço interessante.
    Gostaríamos de compartilhar com você; os nossos blogs. Mensagem Edificante para Alma e Iec@blog. Faça-nos uma visita, ficaremos muito feliz por nos visitar e mais ainda se nos seguir-nos.
    Deus te abençoe ricamente
    http://josiel-dias.blogspot.com
    http://iecaalcantara.blogspot.com

    Josiel Dias
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. Olá Jociel! Obrigada querido!
    Vou visita-los sim!
    Amem! Deus abençoe tbm viu!
    BjaoO

    ResponderExcluir