segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Felicidade: Estado ou Condição?



Muitas questões me levam a refletir todos os dias... E algo a que me questionei por muito tempo foi a tal da felicidade.
Por certo momento da minha vida me questionei sobre ser ou não feliz. Como saber o sentindo de tal 'situação' sem antes conhecer seu significado real?!

Há grande distinção entre Ser e Estar, tal como Ser Feliz e Estar Alegre.
Felicidade é um estado da alma, algo que parte de dentro para fora, que não tem prazo de validade, que não obedece à jogos de interesse, muito menos tem dependências.
Quem diz que encontro no outro a felicidade não sabe, não a conheceu, ou não aprendeu seu verdadeiro sentido e real significado.

Ser feliz não implica nunca chorar, ou nunca ficar triste, chateado, magoado, ou nunca ter momentos complicados e desgastantes. Ao contrário, é feliz também quem chora, sofre, sente dor... são sentimentos que coexistem, afinal, a vida de ninguém é perfeita, (aliás, há controvérsias na conotação do 'perfeito', até porque ao meu modo de ver, perfeição não implica possuir apenas o que é bom, mas isto é assunto pra um próximo post).

A Felicidade é algo que se encontra dentro de si, que se oriunda da satisfação de viver, considerar e analisar todas as situações e momentos como sendo válidos.
Já estar Alegre é momentâneo, muitas vezes parte de fora pra dentro, pode estar ligado à uma presença, um momento, uma atitude, uma data... Mas é sempre passageira, não coexiste com a tristeza, sempre dá lugar à ela ou a outros sentimentos.

A importância de se definir e entender as distinções está exatamente em saber discernir.
Só sabe que caminho seguir quem sabe onde deseja chegar. E pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, e nem sempre qualquer caminho leva a um bom lugar.
Por isso muitos acabam se perdendo em meio a vida. Estão sempre infelizes, insatisfeitos, porque buscam a felicidade onde ela não está, por desconhecerem seu real significado. Buscam em prazeres momentâneos, em coisas supérfluas, em valores distorcidos... Encontram até alegria, mas acabam no vazio porque ela sempre os abandona.

É necessário um encontro consigo mesmo e 'voilà'! A Felicidade estará dentro de você!
Se não a encontrar talvez seja necessário mudar sua percepção, isso nem sempre é facil, mas quase sempre é necessário. Digo porque há uns anos passei por isso e me encontrar comigo mesma e com a felicidade não foi tarefa simples ou fácil, mas muito necessária, diria que indispensável.

Hoje entendo que por mais que passe momentos difíceis, conturbados, tristes, sempre me considerarei Feliz! Porque sou Apaixonada pela Vida, pelas pessoas... Sei quem sou e tenho orgulho disso (apesar de ter milhões de defeitos e coisas pra mudar, aperfeiçoar e corrigir), o que vale é minha essência, e esta é composta de amor, amor que me impulsiona sempre.

O caminho para a felicidade está dentro de nós, e cabe a cada um encontrá-lo, explorá-lo e  mais importante: tomar posse dele! E Boa Sorte!

"A Vida é um espetáculo imperdível!" E espero que não a deixe passar como mero codjuvante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário